quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Cartão de Saúde AME - Prefeitura do Natal.



Mais uma vitória do nosso povo, finalmente após tantos anos morando no conjunto Nova Natal, Zona Norte de Natal - RN, os ciganos do rancho Calon, finalmente estão sendo atendidos na unidade Básica de Saúde do bairro. 

Conta o capitão do rancho Antonio Calon, que nunca tinha conseguido ser atendido na unidade, pelo simples fato de ate aqui não ter conseguir fazer o cartão de saúde. Agora pasmem os motivos do não atendimento: o estigma de ser cigano. 
em meios as inúmeras dificuldades entre o pre conceito e o medo de não conseguir atendimento, prosseguimos acompanhados com os ciganos da comunidade.

1º obstáculo: A recepcionista que nos atendeu, disse que seria necessário comprovante de residência em nome próprio e documento original do usuário. Mas o que há com as pessoas? Esquecem que cigano, é nômade? E que muitos não possuem comprovante de residência em seu próprio nome. moram em casas alugadas, e sem contrato social. O famoso “aluguel na palavra” impossibilitando que o comprovante de endereço esteja em seu próprio nome. Minha segunda alternativa foi falar com o responsável pelo posto de saúde, pois se essa era a regra, com certeza haveria uma excessão.
A recepcionista que me atendeu me disse, “ah a assistente social não pode atender hoje, venha amanha pela manha q ela te atende.” E fomos embora desconsolados. Para voltarmos dia seguinte, como ela nos informou.

2º obstáculo: dia seguinte, no sábado pela manhã, fui novamente à unidade de saúde, como havia combinado com a recepcionista, mas para a minha surpresa, a Assistente social estava, mas novamente não pôde me atender. A recepcionista mais uma vez, me pediu então que eu viesse na segunda-feira.

3º Obstáculo: Na segunda-feira, fiz diferente, dessa vez eu não fui, liguei para a unidade, Pedi para passar para a Assistente Social, Uma burocracia tremenda. E advinha? Não pôde me atender mais uma vez, mas dessa vez, ela pediu que deixasse o número do meu celular. E assim eu fiz... 30 minutos depois, meu celular tocou, era ela, fiquei muito feliz, pois imaginei que a minha dificuldade chegava ao fim, e pensei: finalmente dessa vez ela autoriza que os kalons façam o cartão da unidade de saúde e consigam se consultar usufruindo de um direito deles. Mas, ela me disse que eu procurasse o conselho comunitário do bairro, para que o presidente redigisse um documento que atestasse o endereço dos mesmos.

4º Obstáculo: e fui à busca do presidente do conselho, mas o presidente não estava... Depois de uma semana em busca desse Senhor, Consegui encontrá-lo, e na oportunidade, combinamos de ir ao rancho calon no sábado. Chegado o dia, fomos no rancho, Onde ele pode conhecer os ciganos do bairro onde ele mora, a mais de 20 anos. Constatada a moradia dos ciganos, ele prontamente, anotou o nome de todos que estavam presente naquele momento (em média 20 calons), pois os demais estavam trabalhando. agradecemos e fomos embora.
 

Finalmente a Conquista: na terça-feira fui pegar a documentação, com o presidente do conselho. A alegria era tanta em meu coração que nem sei dizer o que senti. Guardei o documento liguei dando a boa notícia ao barô. E na quinta feira(hoje) dia 22 de setembro de 2011, fomos realizar nosso feito, Ao chegar à unidade, inicialmente fui procurar a Assistente Social, afinal ela que nos ajudou. foi muito educada, nos encaminhou para o setor de confecção de cartão. (pena que nós fomos impedidos de fotografar dentro da unidade, o que não puderam impedir fora dela, como mostra a foto acima).
nossa dificuldade terminou... Fizemos os tao sonhados cartões de saúde dos ciganos, dos adultos e das crianças representadas pelos pais. Aos sábados desses mês faremos um levantamento de quem falta para passarmos para a próxima fase de conquista dos direitos desse povo tao sofrido. pois muitos kalons estavam viajando outros trabalhando... O que tornou impossível fazer todos de uma só vez. Ademais temos muitos sem registro ainda, e essa será a próxima meta da ACIPRA.
vale salientar que todas as conquistas aqui citadas são devidamente documentadas para que possamos valorizar cada passo e aprendizado com as dificuldades.
Tomamos a decisão de publicar aqui nossa dificuldade, para que todas as pessoas que ou Associações que também fazem um trabalho como o nosso, não desistam, pois as conquistas podem demorar, mas elas chegam.

( da esquerda para a direita: Diana, o Barô sr. Antonio, judith, e Marlene)

Diana Cigana